Ctrl+ZACH: Entre o apelo por Gaza e a ‘excelente química’, 5 frases que resumem a semana

Declarações de Trump na ONU, o alerta de Lula sobre a destruição de Gaza e outras falas repercutiram nos últimos dias.
❏ Presidente dos EUA, Donald Trump; Presidente Lula (Foto: UN Photo; Secom/PR; Arte: ZACHPOST)
❏ Presidente dos EUA, Donald Trump; Presidente Lula (Foto: UN Photo; Secom/PR; Arte: ZACHPOST)

Atualizado em 01/11/2025 · 08:57 (BRT)

n✹tável

Entre as declarações que tiveram repercusão no noticiário da semana, destacaram-se: os discursos do presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, e do presidente Lula na Assembleia Geral da ONU; o reconhecimento do Estado Palestino pelo presidente da França, Emmanuel Macron; e as falas do cantor Caetano Veloso e do senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, a respeito da PEC da Blindagem.

“Os atentados (…) perpetrados pelo Hamas são indefensáveis sob qualquer ângulo. Mas nada, absolutamente nada, justifica o genocídio em curso em Gaza. Ali, sob toneladas de escombros, estão enterradas dezenas de milhares de mulheres e crianças inocentes. (…) O povo palestino corre o risco de desaparecer. Só sobreviverá com um Estado independente e integrado à comunidade internacional”, discursou o presidente Lula sobre a destruição de Gaza executada por forças israelenses.

Durante seu discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (23), Lula cobrou uma atuação mais efetiva da comunidade internacional diante do conflito na Palestina. De acordo com autoridades palestinas, desde o início da ofensiva israelense contra o Hamas, em 2023, o número de mortos em Gaza já ultrapassa 62 mil.

“Chegou a hora. É por isso que, fiel ao compromisso histórico do meu país com o Oriente Médio, com a paz entre israelenses e palestinos, declaro que hoje a França reconhece o Estado da Palestina”, disse o presidente francês Emmanuel Macron na última segunda-feira (22).

Nesta semana, França, Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal se juntaram ao grupo de mais de 140 nações — entre elas o Brasil — que reconhecem oficialmente o Estado Palestino.

 “Concordamos em nos encontrar na próxima semana. Ele parece um homem agradável. Eu gosto dele, ele gosta de mim. Tivemos uma excelente química. Isso é um bom sinal”, discursou o presidente dos EUA, Donald Trump.

Durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, comentou suas impressões sobre o presidente Lula, após encontrá-lo pessoalmente nos bastidores, minutos antes. O governo Trump impôs uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, apesar de uma longa lista de exceções, tendo como justificativa a atuação do Judiciário brasileiro, especialmente à figura do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

 “Esta presidência, com amparo regimental claríssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de Plenário”, disse o presidente do Senado e Congresso Nacional Davi Alcolumbre.

O arquivamento em questão se refere à PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem, projeto aprovado na Câmara por ampla maioria, mas derrubado pela Comissão de Constituição e Justiça no Senado, por unanimidade (26 a 0). Apontada pela opinião pública como uma tentativa do Congresso de garantir impunidade, a proposta controversa mobilizou as manifestações que reuniram milhares de pessoas, em várias capitais e cidades do país no último domingo (21).

 “Não podemos deixar de responder aos horrores que vêm se insinuando à nossa volta”, discursou Caetano Veloso nos atos contra a anistia e blindagem no Rio.

No Rio de Janeiro, o destaque do ato foi a realização de shows na orla de Copacabana. Além de Caetano, o palco reuniu artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, e Paulinho da Viola. Segundo o Monitor do Debate Público, vinculado à USP, a mobilização em Copacabana atraiu um público de 41,8 mil pessoas.


◉ Publicado primeiramente na edição 00 de “Notável”, a newsletter gratuita que traz as colunas extras #CtrlZACH (curadoria e análise dos temas da semana no noticiário) e ZACH indica (recomendações de livros, séries, filmes e mais). Assine aqui.

Total
0
Shares

O que é n✹tável, direto pra você

Assine a Notável, a newsletter gratuita que traz as colunas extras #CtrlZACH (curadoria e análise dos temas da semana no noticiário) e ZACH indica (recomendações de livros, séries, filmes e mais). 

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, entendemos que você concorda com o uso desses recursos para aprimorar sua experiência neste site. Conheça nossa política de privacidade.