Siga a ZACHPOST

Olá, o que você está buscando?

Sobre a ZACHPOST

A ZACHPOST é uma publicação digital, independente, dedicada a reportagens e histórias sobre o cotidiano, com foco na complexa e irrefreável convergência entre cultura, tecnologia e poder.


Missão

A missão da ZACHPOST desde a sua fundação, em fevereiro de 2016, tem sido trazer contexto e profundidade na abordagem de assuntos pertinentes e de interesse da sociedade, instigar o leitor a desafiar suposições e contribuir para a pluralidade e qualificação do debate público. Tudo isso a partir da prática de um jornalismo profissional, equilibrado e socialmente engajado.

Valores e compromissos

Compreendendo o desafio de estabelecer os fatos ante as estratégias de desinformação motivadas por objetivos escusos e nefastos, além de continuar reconhecida como uma publicação confiável, os valores e compromissos assumidos pela ZACHPOST em sua cobertura noticiosa são a veridicidade, a justiça, o equilíbrio, como também busca – incessantemente e incansavelmente – envolver o leitor e incentivar uma postura propositiva.
A ZACHPOST é financiada com recursos próprios e obtém da veiculação de publicidade no site sua principal fonte de receita. A publicação tem sua sede estabelecida em Bauru (SP), mas eventualmente conta com conteúdos produzidos por repórteres baseados em São Paulo e Botucatu (SP). Sua equipe é constituída por 6 pessoas com diferentes formações e habilidades, incluindo colaboradores ocasionais.
A ZACHPOST é comprometida apenas com o leitor. Defende e promove causas e valores como a democracia representativa, a solução pacífica dos conflitos, os direitos humanos, a sustentabilidade, a evolução dos costumes, o conhecimento científico e a livre-iniciativa. É dedicada em trazer informações verídicas, de forma justa, equilibrada e envolvente. Sabemos que nossa credibilidade e nosso impacto depende da prática do que pregamos.

Veridicidade: Os conteúdos produzidos pela ZACHPOST só podem ser veiculados após verificação rigorosa das informações, de modo a garantir ao leitor um relatório mais preciso e fidedigno possível, distinguindo o factual do que é suposição, inventado ou uma interpretação. Isso é o que a publicação acredita como o princípio da veridicidade e o ponto de referência principal que as notícias deveriam partir.

Ser guiado pela veridicidade também implica em buscar sempre a fonte primária das informações, documentos originais, bem como procurar e ouvir as fontes mais próximas, autênticas e especializadas a respeito do assunto em apuração.

Justiça: No que se refere ao exercício jornalístico factual, pessoas, grupos e organizações, desempenhando o papel de fonte de informações ou não, devem ser tratadas de forma igual e respeitosa. Aspectos de foro íntimo só deverão ser reportados caso a direção da publicação avalie como necessários para a compreensão dos fatos e da narrativa.

Dentro do espectro subjetivo da prática jornalística e do exercício da liberdade de expressão, organizações e pessoas – principalmente as que desempenham um papel de autoridade – estão sujeitas e devem receber críticas e questionamentos. E somente suas ações, falas e posicionamentos estão passíveis de críticas, respostas e até achincalhação. Mas a publicação não admite e endossa comparações grotescas, bullying, ou qualquer forma de tratamento vexatório e escatológico.

Equilíbrio: Certificar-se de que todos os lados envolvendo uma notícia sejam ouvidos e representados, sobretudo quando houver antagonismo entre as partes envolvidas. E informar ao leitor qualquer viés e interesse da fonte (pessoas, grupos e organizações) envolvendo um determinado assunto, caso a publicação tome conhecimento disso no processo de apuração jornalística.

A partir de uma conduta equilibrada, a ZACHPOST busca dialogar com as mais diferentes vertentes sociais, políticas e ideológicas – o que não significa abrir espaço de forma panfletária para divulgar ideologias e discursos a favor da intolerância religiosa, de gênero, racial, étnica, da população LGBT+, contra os direitos humanos e o pensamento anticientífico.

Envolver o leitor: Considerar quais assuntos são de interesse dos leitores e os motivos que tornam um assunto relevante. Como também, oferecer um conteúdo interessante, com uma linguagem que não fique apenas na descrição simples. Buscar trazer novos fatos e detalhes sobre um determinado assunto.


Fale com a ZACHPOST

Entre em contato e nos ajude a produzir jornalismo de qualidade, equilibrado e independente. Para erros, sugestões ou dúvidas, mande um e-mail para o Publisher, Tiago de Moraes: tiago@zachpost.com.br.

Aviso legal: 1) A ZACHPOST não vai comercializar, ceder ou trocar dados de pessoas que entrarem em contato com a publicação pelos canais de atendimento. 2) Ofensas e ameaças a profissionais da ZACHPOST pelo canal aqui disponibilizado podem levar ao acionamento do departamento jurídico para a tomada de medidas legais cabíveis. 3) Todos os contatos realizados pelos canais de relacionamento da ZACHPOST serão registrados e podem ser encaminhados a outros profissionais dentro da publicação. A ZACHPOST entrará em contato por e-mail e telefone, caso necessário. 4) Não serão realizados pagamentos ou qualquer forma de compensação para colaborações de terceiros. 5) A ZACHPOST se reserva a todos os direitos de utilizar qualquer informação compartilhada pelos canais de contato oferecidos para produzir conteúdo, sem obrigações legais com os colaboradores que enviarem materiais de maneira voluntária.

Nada Convencional. Assim como você. © 2016 - 2020 ZACHPOST. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução sem autorização dos editores. Composição em Literata por Vera Evstafieva, Veronika Burian, Irene Vlachou e José Scaglione/TypeTogether. Textos adicionais em Faune por Alice Savoie/Cnap.