Espetáculo ‘Tom na Fazenda’ volta em cartaz em São Paulo após temporada aclamada

Peça com Armando Babaioff expõe as consequências devastadoras da homofobia nas relações familiares. A nova temporada em São Paulo segue até 3 de dezembro.
❏ Armando Babaioff em "Tom na Fazenda" (Foto: Victor Pollak/Divulgação)
❏ Armando Babaioff em “Tom na Fazenda” (Foto: Victor Pollak/Divulgação)

Atualizado em 22/10/2025 · 22:20 (BRT)

A peça “Tom na Fazenda”, que tem Armando Babaioff e Denise Del Vecchio no elenco, está de volta aos palcos em São Paulo, a partir desta terça-feira (14). Em cartaz às terças e quartas no Teatro Vivo até 3 de dezembro, o retorno do espetáculo é marcado pela aclamada apresentação no Festival de Edimburgo, de julho a agosto deste ano. 

Por lá, a peça reuniu 7 mil espectadores e recebeu elogios da crítica do jornal britânico “The Guardian”, sendo chamada de “tão cruel quanto hipnotizante”. A nova temporada na capital paulista também marca um reingresso ao mesmo espaço em que a montagem da peça alcançou bastante êxito em 2023, com sessões esgotadas e grande procura do público.

Baseada em uma peça de Michel Marc Bouchard — que posteriormente virou filme — a adaptação, idealizada pelo próprio Babaioff, está em cartaz desde 2017. Sob direção de Rodrigo Portella, o drama acompanha a viagem do publicitário Tom (Armando Babaioff) para o funeral de seu companheiro. 

Ao chegar na fazenda da família, o namorado se depara com um ambiente hostil. Não somente sua sogra desconhecia sua relação, como tampouco sabia que o filho era gay. Tom precisa ainda lidar com um cunhado intimidador e uma suposta namorada. Esse emaranhado de mentiras, inerente ao texto de Bouchard, é tratado simultaneamente como um subterfúgio de sobrevivência e um elemento cáustico que corrói os laços de afeto. 

Babaioff traduz essas questões de forma fidedigna, ao passo que acrescenta o contexto da penumbra opressiva que permeia a população LGBTQIAP+ no país. O preconceito, a heteronormatividade, o patriarcado, a violência e o fracasso se tornam nervuras expostas em um ambiente cênico tomado pela lama, que emula a aridez e se distancia da representação tradicional de uma fazenda. 

✸ NOTÁVEL/ Aclamada dentro e fora do Brasil, a montagem teve sua trajetória de sucesso reforçada pela repercussão em Edimburgo. Com mais de 100 mil espectadores e cerca de 500 apresentações, “Tom na Fazenda” já circulou por Canadá, França, Reino Unido, Suíça e Bélgica. O espetáculo coleciona prêmios de peso (Associação de Críticos de Teatro de Québec, Shell, APCA e APTR) e recebeu o aval da crítica internacional, sendo elogiado por jornais como “Le Monde” e “Libération”.

✽ INFORMAÇÕES/ “Tom na Fazenda”; direção: Rodrigo Portella. Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary. Classificação etária: 18 anos. Teatro Vivo – av. Dr. Chucri Zaidan, 2.460, Vila Cordeiro, região sul. Ter. e qua., às 20h. Até 3/12. Ingressos: a partir de R$ 50 em Sympla.

  • ❏ Armando Babaioff em "Tom na Fazenda" (Foto: Victor Pollak/Divulgação)
Total
0
Shares

O que é n✹tável, direto pra você

Assine a Notável, a newsletter gratuita que traz as colunas extras #CtrlZACH (curadoria e análise dos temas da semana no noticiário) e ZACH indica (recomendações de livros, séries, filmes e mais). 

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, entendemos que você concorda com o uso desses recursos para aprimorar sua experiência neste site. Conheça nossa política de privacidade.