80 anos de Gal: álbuns fora de circulação da cantora chegam ao streaming

Reedição em vinil de “Estratosférica” e uma prévia do álbum póstumo reforçam as celebrações da data de aniversário da estrela.
❏ Gal Costa, cantora Brasileira, em janeiro de 1971 (Foto: Arquivo Nacional/Acervo Correio da Manhã)
❏ Gal Costa, cantora Brasileira, em janeiro de 1971 (Foto: Arquivo Nacional/Acervo Correio da Manhã)

Atualizado em 20/10/2025 · 18:43 (BRT)

No dia em que uma das mais significativas e graciosas vozes da música brasileira completaria 80 anos, três álbuns fora de circulação de Gal Costa (1945-2022) enfim chegam ao streaming. São as gravações de “Bem bom” (1985), “Lua de mel como o diabo gosta” (1987) e “Gal” (1992), três álbuns da cantora arquivados no espólio da BMG, cujo acervo a Sony Music detém.

Também nesta sexta-feira (26), foi lançado um EP com três gravações extraídas da última apresentação da artista, no Coala Festival, em 2022, pela gravadora Biscoito Fino, além de uma reedição de “Estratosférica” (2015) em LP, com capa dupla e reunindo todo o repertório pela primeira vez na versão em vinil do álbum. 

Considerado um dos maiores sucessos comerciais da carreira de Gal, o LP “Bem Bom” (1985) ganhou destaque pelo dueto “Sorte”, com Caetano Veloso, e inclui ainda outra parceria marcante, “Um Dia de Domingo”, com Tim Maia. O disco reúne ainda composições de outros talentos emblemáticos da cultura popular, como Arrigo Barnabé, Djavan, Gonzaguinha, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, sendo uma obra cuja ausência nas plataformas digitais era há muito sentida pelos fãs.

O álbum seguinte “Lua de mel como o diabo gosta” (1987), traz músicas como “Me faz bem”, que entrou na trilha sonora da novela “Fera radical”, “Viver e reviver” e três composições de Lulu Santos: a faixa-título, “Creio” e “Arara”.

Além de “Gal” (1992), no qual a cantora fez questão de resgatar composições apresentadas no aclamado show “Plural” que não foram para a versão física por decisão da gravadora. Destacam-se no álbum as faixas “Coisas nossas”, “Rumba de Jacarepaguá” e “Revolta Olodum”, sendo esta gravada no disco com a base de percussão do grupo Raízes do Pelô.

✽ PERTINENTE SABER TAMBÉM/ As três faixas inéditas de Gal Gosta são um aperitivo do álbum póstumo “As várias pontas de uma estrela — Ao vivo no Coala”, que será lançado em 17 de outubro. São os duetos “Como 2 e 2”, com Rubel, e “Vapor Barato”, com Tim Bernardes, além de uma nova interpretação de “Brasil”. Para a versão em áudio, a gravação ao vivo recebeu mixagem de Duda Mello e masterização de Alexandre Rabaço, ainda que o registro do show já esteja acessível de forma extraoficial na internet.

Total
0
Shares

O que é n✹tável, direto pra você

Assine a Notável, a newsletter gratuita que traz as colunas extras #CtrlZACH (curadoria e análise dos temas da semana no noticiário) e ZACH indica (recomendações de livros, séries, filmes e mais). 

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, entendemos que você concorda com o uso desses recursos para aprimorar sua experiência neste site. Conheça nossa política de privacidade.