◉Atualizado em 30/04/2020 · 17:32 (BRT)
Ana Beatriz Silva
Imaginando situações absurdas, mas não tão distantes do que se encontra na internet diariamente, Leonardo Amaral conquistou mais de 14 milhões de visualizações com suas animações no YouTube, incluindo sátiras ácidas sobre a mania de fazer dos vídeos testando as “diversas aplicações” da famosa meleca (“Fui transar com uma amoeba e olha no que deu”), os tutoriais do jogo “Pokemón Go” e esquetes irônicas que tratam da superficialidade do cotidiano, tudo isso entre um desenho fálico e outro.
O desenhista, conhecido pelo nome de Peixe Aquático, é o criador do canal Rabisco e acumula mais de 300 mil inscritos no site de vídeos. “Desenhar eu desenho desde que me lembro. Dragon Ball, Pica Pau e Turma da Mônica foram, provavelmente, minhas primeiras inspirações quando criança. Já as tirinhas eu comecei a fazer um pouco mais velho, na escola, sobre meu cotidiano, amigos e professores. Às vezes, montava algumas historinhas com personagens criados por mim também”, conta o artista, natural da capital paulista.
Além disso, Leonardo tem milhares de fãs no Facebook e Instagram, nos quais compartilha rascunhos de seus personagens favoritos e tirinhas de humor. De acordo com Amaral, a ideia sempre foi “viver de desenho, do jeito que der”. Na internet, o desenhista cita como principais referências os trabalhos deWill Tirando, RYOTiras e Newgrounds. As inspirações, por outro lado, mudam o tempo todo e o processo de produção depende do estilo e da complexidade.
“Eu criei o Rabisco para tentar algo novo do que eu estava fazendo no 5 Alguma coisa (canal que criei com um amigo). A ideia era postar qualquer curtinha animado, pelo menos uma vez por mês, mas acho que isso de postar frequentemente não funciona comigo. Mesmo assim, o canal cresceu bastante, principalmente depois do “Músicas Aleatórias e Animações de Mau Gosto”, uma série em que eu animo trechos de algumas músicas com piadocas e tudo mais”, detalha o ilustrador.
No canal do YouTube, Leonardo também já fez piadas com filmes famosos, incluindo “Doutor Estranho”, “Capitão América: Guerra Civil” e até com as personagens do quadrinista Maurício de Sousa. Mas a versão (mais adulta) feita do ilustrador, chamada de “Turma da Vômica”, foi derrubada logo depois pela rede social. Amaral reeditou o vídeo e postou novamente como a “Galera do Jorge”. O desenhista revela que já tem um projeto para o futuro do canal, no entanto, ainda está acertando os detalhes. “A galera me cobra bastante para postar mais, e eu acho bem maneiro esse tipo de reconhecimento”, comemora.