◉Atualizado em 07/06/2019 · 19:02 (BRT)
Veja os principais lançamentos que foram parar no nosso radar.
É muito difícil morrer de tédio em dezembro. Tirando o especial de Natal do Roberto Carlos na Globo, o fim de ano está repleto de novidades e lançamentos imperdíveis.
SÉRIE // Dirk Gently’s Holistic Detective Agency (2016, Duração: 42 min/ep, Classificação Etária: 14 anos)
Sem alarde, a versão inspirada nos célebres livros de ficção científica de Douglas Adams chega no país como uma série original Netflix. A falta de fé da gigante do streaming deve ser ignorada. Estrelada por Samuel Barnett (Penny Dreadful), Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e Hannah Marks (O Espetacular Homem-Aranha), a produção gira em torno de um atendente de hotel fracassado que tem a vida virada de cabeça pra baixo quando um detetive peculiar chamado Dirk Gently o envolve em uma investigação de homicídio. No final das contas, a série tem muito mais qualidades que 3%, produção original que a empresa tenta emplacar.
O estilo humorado e irônico de Adams é respeitado no texto de Max Landis, que mistura referências e reviravoltas surpreendentes numa trama que se apresenta propositalmente desconexa, instigando constantemente o espectador a caçar pistas por conta própria. Diferentemente da adaptação britânica, mais sisuda e adulta, a versão americana apela para o público jovem, com diálogos afiados, ótimas sequências de violência gráfica e personagens repletos de dramas comuns, o bastante para render memes em páginas de amantes do cinema no Facebook. A segunda temporada já foi confirmada. Quem curtiu Stranger Things vai adorar.
CINEMA // Rogue One: Uma História Star Wars (Pré-estreia, Duração: 2h13, Classificação Etária: 12 anos)
Dirigido por Gareth Edwards (Godzilla, 2014) e estrelado por Felicity Jones, Mads Mikkelsen, Alan Tudyk, Donnie Yen e Riz Ahmed, o derivado da saga Star Wars narra as aventuras um grupo de heróis improváveis que embarcam em uma missão para roubar os planos da Estrela da Morte. Rodeado de expectativas, o filme conta com tecnologias inéditas de efeitos especiais e tenta apelar para os fãs nostálgicos que ainda torcem o nariz para os rumos que a franquia tomou sob a tutela da Disney.
LIVRO // A Filha Perdida (Elena Ferrante, Intrínseca, R$ 34,90)
Elena Ferrante é um pseudônimo de uma romancista italiana cuja identidade permanece uma incógnita para o público. A história gira em torno das lembranças desencadeadas pela amizade entre uma professora universitária e uma jovem mãe. Até então inédito no Brasil, A Filha Perdida mantém a perspectiva intimista, simples e absolutamente feminina que consagrou a autora nos dois volumes anteriores da série napolitana. (Leia o primeiro capítulo aqui)
MÚSICA // Britt Nicole (Britt Nicole, Canzion/Capitol Records, R$ 21,90)
Quarto álbum da carreira da artista pop, o disco homônimo foi lançado em outubro, mas só agora a versão física desembarcou no país sob o selo da Canzion. Nicole não é nenhuma popstar icônica e nem almeja o posto. Assinando quase todas as faixas, a cantora aborda temáticas como maternidade (All Day), auto-estima (Work of Art) e relacionamentos na era da internet (No Filter) de uma forma tão honesta e sincera que o registro é quase irresistível. E claro, as melodias grudam na cabeça que nem chiclete. Destaque para as faixas Be The Change, Heart of Stone e Through Your Eyes. (Ouça no player abaixo).
EXPOSIÇÃO // Enquanto repousam as rosas (Ailton Ribeiro, Entrada Gratuita / Classificação Livre)
O ótimo trabalho assinado pelo artista Ailton Ribeiro fez tanto sucesso que foi prorrogado por mais uma semana na Pinacoteca Municipal de Bauru, agora com a casa aberta até às 21h. Com uma temática poética e melancólica, Enquanto repousam as rosas mescla pinturas, instalações e o ambiente rústico do prédio, que por si só pode ser considerado uma obra de arte. ica em cartaz até o dia 16/12, sexta-feira.