Internautas criticam whitewashing em “A Grande Muralha”

Escalação de atores brancos como protagonistas em um filme situado na China levanta a polêmica da representatividade no cinema.

Atualizado em 27/06/2019 · 17:52 (BRT)

Matt Damon é o protagonista de “A Grande Muralha” (Foto: Universal Pictures/Divulgação; Arte: Redação ZACH)

Prestes a estrear nos cinemas brasileiros, A Grande Muralha (The Great Wall) é o filme mais caro já gravado na China, com orçamento na casa dos US$ 150 milhões. A narrativa adiciona fantasia e mistério ao maior cartão postal do país asiático e tem como protagonista… Matt Damon, um ator americano branco. Os internautas chineses não gostaram.

Vários usuários reclamaram da escalação do astro e de outros atores brancos nos papéis principais, acusando a Universal Pictures de whitewashing, isto é, de ignorar arbitrariamente a etnia de um personagem fictício ou histórico, transformando-o em uma pessoa branca.

O filme também é acusado de apresentar uma visão estereotipada da cultura asiática, assim como a mensagem de que um país em apuros precisa mesmo de um típico herói branco para salvar o dia.

Para demonstrar a insatisfação com o blockbuster, os usuários no Twitter criaram a hashtag #ThankYouMattDamon, ironizando o papel de herói interpretado pelo protagonista da franquia Bourne. A humorista taiwanesa Jenny Yang foi uma das primeiras a fazer piada com a produção. “Obrigada por tudo que você fez para salvar o povo chinês, Matt Damon”, postou a artista chinesa em sua conta na rede social.

https://twitter.com/jennyyangtv/status/832140426345738240/photo/1

E a comediante não parou por aí. “Matt Damon me ensinou como usar pauzinhos. #ThankYouMattDamon”, completa Yang.

Um internauta juntou a piada a polêmica de whitewashing em Ghost In The Shell. “Matt Damon e Scarlett Johansson são meu casal asiático favorito”, ironiza. “Matt Damon me treinou para ser faixa preta em Kung Fu”, postou outra usuária em seu Twitter.

Dirigido por Zhang Yimou (Herói), o filme tem no elenco Pedro Pascal, Willem Dafoe, Andy Lau, Jing Tian, Zhang Hanyu, Eddie Peng, Lu Han, Lin Gengxin, Zheng Kai, Chen Xuedong, Huang Xuan e Wang Junkai.

A polêmica já está custando caro para o estúdio. Para contornar a situação, alguns materiais de divulgação destacam o elenco oriental em vez dos veteranos como Dafoe e Pascal.

O projeto surgiu a partir de um acordo entre a estatal China Film Group e a Legendary Entertainment, companhia sediada em Burbank, justamente com a ambição de intensificar a presença de Hollywood no que será em breve o maior mercado de cinema do mundo. A Grande Muralha chega aos cinemas brasileiros em 23 de fevereiro. (Confira o trailer abaixo).

Total
0
Shares

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, entendemos que você concorda com o uso desses recursos para aprimorar sua experiência neste site. Conheça nossa política de privacidade.