◉Atualizado em 27/06/2019 · 17:52 (BRT)
Prestes a estrear nos cinemas brasileiros, A Grande Muralha (The Great Wall) é o filme mais caro já gravado na China, com orçamento na casa dos US$ 150 milhões. A narrativa adiciona fantasia e mistério ao maior cartão postal do país asiático e tem como protagonista… Matt Damon, um ator americano branco. Os internautas chineses não gostaram.
Vários usuários reclamaram da escalação do astro e de outros atores brancos nos papéis principais, acusando a Universal Pictures de whitewashing, isto é, de ignorar arbitrariamente a etnia de um personagem fictício ou histórico, transformando-o em uma pessoa branca.
O filme também é acusado de apresentar uma visão estereotipada da cultura asiática, assim como a mensagem de que um país em apuros precisa mesmo de um típico herói branco para salvar o dia.
Para demonstrar a insatisfação com o blockbuster, os usuários no Twitter criaram a hashtag #ThankYouMattDamon, ironizando o papel de herói interpretado pelo protagonista da franquia Bourne. A humorista taiwanesa Jenny Yang foi uma das primeiras a fazer piada com a produção. “Obrigada por tudo que você fez para salvar o povo chinês, Matt Damon”, postou a artista chinesa em sua conta na rede social.
https://twitter.com/jennyyangtv/status/832140426345738240/photo/1
E a comediante não parou por aí. “Matt Damon me ensinou como usar pauzinhos. #ThankYouMattDamon”, completa Yang.
Matt Damon taught me how to use chopsticks. #thankyoumattdamon
— Jenny Yang (@jennyyangtv) February 16, 2017
Um internauta juntou a piada a polêmica de whitewashing em Ghost In The Shell. “Matt Damon e Scarlett Johansson são meu casal asiático favorito”, ironiza. “Matt Damon me treinou para ser faixa preta em Kung Fu”, postou outra usuária em seu Twitter.
Matt Damon and Scarlett Johansson are my favorite Asian couple. #ThankYouMattDamon
— Andrew Nguyen (@andrewnguyening) February 16, 2017
Matt Damon trained me to be a black belt in kung fu. #thankyoumattdamon
— ariana (@arianazhang) February 16, 2017
Dirigido por Zhang Yimou (Herói), o filme tem no elenco Pedro Pascal, Willem Dafoe, Andy Lau, Jing Tian, Zhang Hanyu, Eddie Peng, Lu Han, Lin Gengxin, Zheng Kai, Chen Xuedong, Huang Xuan e Wang Junkai.
A polêmica já está custando caro para o estúdio. Para contornar a situação, alguns materiais de divulgação destacam o elenco oriental em vez dos veteranos como Dafoe e Pascal.
O projeto surgiu a partir de um acordo entre a estatal China Film Group e a Legendary Entertainment, companhia sediada em Burbank, justamente com a ambição de intensificar a presença de Hollywood no que será em breve o maior mercado de cinema do mundo. A Grande Muralha chega aos cinemas brasileiros em 23 de fevereiro. (Confira o trailer abaixo).