A ZACHPOST é uma publicação digital, independente, dedicada a reportagens e histórias sobre o cotidiano, com foco na complexa e irrefreável convergência entre cultura, tecnologia e poder.
Missão
A missão da ZACHPOST desde a sua fundação, em fevereiro de 2016, tem sido trazer contexto e profundidade na abordagem de assuntos pertinentes e de interesse da sociedade, instigar o leitor a desafiar suposições e contribuir para a pluralidade e qualificação do debate público. Tudo isso a partir da prática de um jornalismo profissional, equilibrado e socialmente engajado.
Valores e compromissos
Compreendendo o desafio de estabelecer os fatos ante as estratégias de desinformação motivadas por objetivos escusos e nefastos, além de continuar reconhecida como uma publicação confiável, os valores e compromissos assumidos pela ZACHPOST em sua cobertura noticiosa são a veridicidade, a justiça, o equilíbrio, como também busca – incessantemente e incansavelmente – envolver o leitor e incentivar uma postura propositiva.
A ZACHPOST é financiada com recursos próprios e obtém da veiculação de publicidade no site sua principal fonte de receita. A publicação tem sua sede estabelecida em Bauru (SP), mas eventualmente conta com conteúdos produzidos por repórteres baseados em São Paulo e Botucatu (SP). Sua equipe é constituída por 6 pessoas com diferentes formações e habilidades, incluindo colaboradores ocasionais.
A ZACHPOST é comprometida apenas com o leitor. Defende e promove causas e valores como a democracia representativa, a solução pacífica dos conflitos, os direitos humanos, a sustentabilidade, a evolução dos costumes, o conhecimento científico e a livre-iniciativa. É dedicada em trazer informações verídicas, de forma justa, equilibrada e envolvente. Sabemos que nossa credibilidade – e nosso impacto – depende da prática do que pregamos.
Veridicidade: Os conteúdos produzidos pela ZACHPOST só podem ser veiculados após verificação rigorosa das informações, de modo a garantir ao leitor um relatório mais preciso e fidedigno possível, distinguindo o factual do que é suposição, inventado ou uma interpretação. Isso é o que a publicação acredita como o princípio da veridicidade e o ponto de referência principal que as notícias deveriam partir.
Ser guiado pela veridicidade também implica em buscar sempre a fonte primária das informações, documentos originais, bem como procurar e ouvir as fontes mais próximas, autênticas e especializadas a respeito do assunto em apuração.
Justiça: No que se refere ao exercício jornalístico factual, pessoas, grupos e organizações, desempenhando o papel de fonte de informações ou não, devem ser tratadas de forma igual e respeitosa. Aspectos de foro íntimo só deverão ser reportados caso a direção da publicação avalie como necessários para a compreensão dos fatos e da narrativa.
Dentro do espectro subjetivo da prática jornalística e do exercício da liberdade de expressão, organizações e pessoas – principalmente as que desempenham um papel de autoridade – estão sujeitas e devem receber críticas e questionamentos. E somente suas ações, falas e posicionamentos estão passíveis de críticas, respostas e até achincalhação. Mas a publicação não admite e endossa comparações grotescas, bullying, ou qualquer forma de tratamento vexatório e escatológico.
Equilíbrio: Certificar-se de que todos os lados envolvendo uma notícia sejam ouvidos e representados, sobretudo quando houver antagonismo entre as partes envolvidas. E informar ao leitor qualquer viés e interesse da fonte (pessoas, grupos e organizações) envolvendo um determinado assunto, caso a publicação tome conhecimento disso no processo de apuração jornalística.
A partir de uma conduta equilibrada, a ZACHPOST busca dialogar com as mais diferentes vertentes sociais, políticas e ideológicas – o que não significa abrir espaço de forma panfletária para divulgar ideologias e discursos a favor da intolerância religiosa, de gênero, racial, étnica, da população LGBT+, contra os direitos humanos e o pensamento anticientífico.
Envolver o leitor: Considerar quais assuntos são de interesse dos leitores e os motivos que tornam um assunto relevante. Como também, oferecer um conteúdo interessante, com uma linguagem que não fique apenas na descrição simples. Buscar trazer novos fatos e detalhes sobre um determinado assunto.
Fale com a ZACHPOST
Entre em contato e nos ajude a produzir jornalismo de qualidade, equilibrado e independente. Para erros, sugestões ou dúvidas, mande um e-mail para o Publisher, Tiago de Moraes: [email protected].
Aviso legal: 1) A ZACHPOST não vai comercializar, ceder ou trocar dados de pessoas que entrarem em contato com a publicação pelos canais de atendimento. 2) Ofensas e ameaças a profissionais da ZACHPOST pelo canal aqui disponibilizado podem levar ao acionamento do departamento jurídico para a tomada de medidas legais cabíveis. 3) Todos os contatos realizados pelos canais de relacionamento da ZACHPOST serão registrados e podem ser encaminhados a outros profissionais dentro da publicação. A ZACHPOST entrará em contato por e-mail e telefone, caso necessário. 4) Não serão realizados pagamentos ou qualquer forma de compensação para colaborações de terceiros. 5) A ZACHPOST se reserva a todos os direitos de utilizar qualquer informação compartilhada pelos canais de contato oferecidos para produzir conteúdo, sem obrigações legais com os colaboradores que enviarem materiais de maneira voluntária.