São Paulo, 471 anos: opções de rolês e gastronomia para curtir, relaxar e conhecer na metrópole

Confira espaços para todos que expressam a essência diversa e vibrante da cidade, do Ipiranga à República.
Vista do horizonte de São Paulo a partir do Centro Histórico ❏ (Foto: Bertelli Fotografia/Pexels)
Vista do horizonte de São Paulo a partir do Centro Histórico ❏ (Foto: Bertelli Fotografia/Pexels)

Atualizado em 29/01/2025 · 07:57 (BRT)

Aniversariante do dia, São Paulo foi moldada pela mistura vibrante de culturas que se estabeleceram pela cidade ao longo de 471 anos de história até agora. Essas influências se refletem no cotidiano paulistano em opções de espaços de gastronomia e cultura, seja nos sabores da culinária judaica remanescente no Bom Retiro ou no choux cream que só se encontra na Liberdade. E em rolês para todos os gostos. Confira a seguir algumas sugestões de espaços que expressam a essência da metrópole.

Shoshana Delishop

Endereço tradicional do Bom Retiro, passou por reformas e mudança de sócios, mas sem perder o ambiente típico de bairro e o cardápio inspirado na comida judaica diaspórica. Possui cardápio de almoço, cartela de drinks refrescantes e abre para o happy hour às quintas, sextas e sábados.
O que pedir: schnitzel (filé empanado, muuuuito picante), latkes (panquequinhas fritas), o drink autoral Shoshi Sour (cachaça, limão, açúcar, Campari e aquafaba) e o famoso pudim da casa. (End. Rua Correia de Melo, 206, Bom Retiro).

Pinacoteca de São Paulo

O museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pina conta com três espaços para exposições, abraçando o entorno do Parque da Luz. Conta com um dos maiores acervos de arte brasileira, com mais de dez mil obras que, em sua maioria, retratam a história da produção artística nacional dos séculos XIX e XX. Até o dia 31 de janeiro, os usuários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô de São Paulo poderão visitar a Pinacoteca de São Paulo de graça, em comemoração aos 120 anos do museu. (End. Praça da Luz, 2).

Sebo Pura Poesia

Localizado no bairro Ipiranga, em São Paulo, é um local aconchegante para perder a noção de tempo entre os livros. Além disso, o espaço oferece café, vinhos e diversas opções de gelato. O sebo funciona de quarta a domingo, das 11h às 19h. (End. Rua Costa Aguiar, 1112, Ipiranga).

Kazu Cake: 

O cardápio da doceria da Liberdade é baseado em sobremesas japonesas influenciadas pela culinária francesa, o que inclui uma variedade de sabores de bolos, cafés, frapês e choux cream, o doce mais famoso da casa. Além do recheio tradicional de creme de baunilha, há sempre novas combinações de recheio a conferir no balcão. O estabelecimento está localizado no 1º piso do Espaço Kazu. (End. R. Thomaz Gonzaga, 84/90, Liberdade).

Gaspar Bar & Praça

O Gaspar tem revivido o agito na cena noturna da Praça Dom José Gaspar, na República, e ocupa o mesmo salão onde funcionava o icônico Paribar, com DJs de música eletrônica de sexta a domingo, sendo bastante frequentado, sobretudo pelo público gay masculino. Durante o dia, o estabelecimento oferece almoço executivo e brunch todo último domingo do mês. O drink Bicudo (de vodca, néctar de cambuci, limão-taiti e manjericão) é o queridinho entre os drinks, mas a casa oferece também os clássicos gin tônica, caipirinha, fitzgerald, entre outros. (End. Praça Dom José Gaspar, 42, República).

Museu de Zoologia da USP

Também localizado no Ipiranga, o museu de história natural tem entrada gratuita e é dedicado a apresentar a biodiversidade brasileira. Estão em exposição permanente a coleção de paleontologia e um acervo de milhões de animais preservados, como mamíferos, aves, invertebrados marinhos, peixes, anfíbios, répteis, crustáceos, insetos e aracnídeos. (End. Av. Nazaré, 481, Ipiranga).

Total
0
Shares

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, entendemos que você concorda com o uso desses recursos para aprimorar sua experiência neste site. Conheça nossa política de privacidade.