‘Novíssimo Cinema Brasileiro’ na USP encerra programação com pré-estreia e filme queer

Mostra que celebra a diversidade da produção cinematográfica brasileira mistura gêneros, sotaques, estéticas e temáticas. Confira a programação desta semana.
Leandro Faria Lelo é Sandro em “Vento Seco”, em cartaz no CInusp (Foto: Divulgação)

De volta após um hiato provocado pelos efeitos da pandemia de covid-19, a mostra “Novíssimo Cinema Brasileiro” finaliza sua 10ª edição na próxima quarta-feira (15). A programação dos últimos dias conta com a pré-estreia de “Seguindo Todos os Protocolos”, do diretor Fábio Leal, e a exibição dos longas “Vento Seco”, “Meu Nome é Bagdá” e dos documentários “A Última Floresta” e “Libelu”.

A mostra é organizada pelo Cinusp Paulo Emílio/USP e todas as sessões são gratuitas e abertas para o público em geral, com duas exibições diárias. Outra novidade preparada para este ano foi a mudança de endereço da sala de cinema, agora instalada no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária.

Nesta edição de retomada, a curadoria do evento resgatou obras cujas estreias foram afetadas pelas medidas de restrição que paralisaram as salas de cinema durante a pandemia, sem deixar de se atentar para novas produções que vem ganhando destaque nos circuitos e festivais, totalizando 25 filmes. Destes, três são pré-estreias, unindo longas-metragens de diferentes temáticas, estéticas, gêneros, regiões, modos de criação e de distribuição. 

A organização do “Novíssimo Cinema Brasileiro” – que festeja a diversidade da produção cinematográfica brasileira contemporânea – promoveu ainda quatro debates desde o início da programação, iniciada em 16 de maio.

Mistura de documentário e ficção, o premiado longa “A Última Floresta” abre a semana da mostra nesta segunda-feira (13), às 19h. Dirigido por Luis Bolognesi, a produção registra a rotina e os dilemas de um grupo Yanomami isolado na Amazônia, em meio ao caos provocado pela chegada de garimpeiros na região. 

O xamã Davi Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, mas a presença dos forasteiros causa interesse dos mais jovens pelos bens trazidos pelos brancos, enquanto Ehuana tenta encontrar através de seus sonhos respostas sobre o desaparecimento do companheiro.

Na terça-feira (14) às 16h, é a vez do drama queer “Vento Seco” (2020) (Confira o trailer a seguir). A trama ambientada na aridez de Goiás aborda o universo dos fetiches e da estetização pela perspectiva de Sandro (Leandro Faria Lelo). Entre trabalho, natação e sexo anônimo, a vida monótona do protagonista sai do eixo quando cruza o caminho de Maicon, um rapaz que desperta em Sandro alguns sentimentos e interesses os quais o mesmo esconde de todos. Direção de Daniel Nolasco.

Ainda na terça-feira, às 19h, Cinusp realiza a pré-estreia de “Seguindo Todos os Protocolos”, dirigido e protagonizado por Fábio Leal, no qual interpreta Francisco. O filme parte da pandemia para tratar de temas como ansiedade, solidão e desejo. Após meses em isolamento social para evitar contrair o coronavírus, Francisco enfrenta a carência de contato humano e sexo, enquanto vê os amigos ignorando os perigos e levando a vida normalmente.

O documentário “Libelu Abaixo a Ditadura”, às 16h, e a adaptação cinematográfica “Meu Nome é Bagdá”, às 19h, encerram a mostra na quarta-feira (15). O primeiro traz depoimentos de 20 ex-integrantes do movimento estudantil trotskista Liberadade e Luta, mais conhecido como Libelu, atuante no combate ao regime militar e conhecidos por resgatar a palavra de ordem “Abaixo a Ditadura” na segunda metade dos anos 1970.

A produção baseada no livro de Toni Brandão, por sua vez, conta a história de Bagdá (Grace Orsato), uma adolescente skatista da periferia de São Paulo. A jovem, que cresceu em uma família de mulheres fortes, muda completamente quando conhece um grupo de meninas skatistas como ela.

(“Novíssimo Cinema Brasileiro”, até 15/6, na Sala Cinusp “Paulo Emílio”. Endereço: Rua do Anfiteatro, 181, Colméia – Favo 04, Cidade Universitária, São Paulo, SP)

Total
0
Shares
✶ Relacionado

Nós utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, entendemos que você concorda com o uso desses recursos para aprimorar sua experiência neste site. Conheça nossa política de privacidade.