Siga a ZACHPOST

Olá, o que você está buscando?

Editorial

Mais indie e indispensável: seja bem-vindo a nova fase de ZACHPOST

Publicação inaugura site próprio e deixa de publicar exclusivamente no Medium. Conheça as outras novidades.

(Ilustração: Tiago de Moraes)

A espera acabou. Após meses de preparação, a ZACHPOST inaugura nesta sexta-feira (26) sua nova casa na internet, com direito a endereço próprio (www.zachpost.com.br), novas colunas e um projeto editorial e pacote visual reformulados .

Trata-se da mudança mais significativa desde o começo da publicação, em 2016. Até então, a ZACH estava abrigada no Medium, figurando entre as primeiras iniciativas jornalísticas em português a publicar seus conteúdos na plataforma.

“É algo que queríamos desde o começo, isto é, um site pensado e planejado para desenvolver uma conexão mais profunda com os leitores. Mas não queríamos fazer nada precipitado. Nossa preocupação foi melhorar e amadurecer a publicação antes de expandir a ZACH para além da estrutura oferecida pelo Medium e esse é, sem dúvida, o momento ideal”, explica o editor-adjunto Guilherme Dorini.

A mudança não significa o abandono do que foi muito tempo o lar do zine digital. As matérias postadas anteriormente continuam –ao menos por enquanto– no híbrido de blog e rede social. Os leitores que costumam acompanhar a publicação pela plataforma receberão curadorias semanais das principais histórias do site, além de artigos de colaboradores convidados e séries temáticas.

Colunas e projetos especiais

Para marcar a estreia, a publicação apresenta três novas colunas semanais.“Como Lidar?”, assinada pela psicóloga Raquel Moraes juntamente com o editor Tiago de Moraes, vai abordar assuntos relacionados a saúde mental e relacionamentos. “Recém-adulto”, por sua vez, será um guia para jovens confusos sobre educação financeira, habitação, produtividade e organização pessoal, com matérias semanais e conteúdos variados. Por último, “Sommelier de breja” vai apresentar resenhas honestas e descontraídas sobre os mais variados tipos de cerveja disponíveis no mercado.

“Tratamos as mudanças como o relançamento da ZACH, trazendo destaque aos valores que estão no nosso nome e que convergem entre si. Vamos trazer novas perspectivas e narrativas sobre cultura, a construção da sociedade atual, os desafios, bem como soluções para os problemas de hoje. A missão continua a mesma, que é ajudar os leitores a entenderem melhor o mundo, alimentar a curiosidade, desafiar suposições e apresentar o que há de novo”, complementa Dorini.

A organização das editorias se mantém a mesma: Cult (música, TV, cinema, artes plásticas e literatura); Poder (sociedade, atualidades, tecnologia, terceiro setor); Self & Lifestyle (comportamento, alimentação, estilo, aperfeiçoamento pessoal) e Perspectivas (análises, ensaios e artigos de opinião sobre os tópicos anteriores).

Além do novo site, a publicação vai investir também em conteúdos multimídia, começando pela a sequência da websérie de entrevistas “Histórias do Rock” no YouTube. Outro projeto em desenvolvimento é o primeiro podcast de ZACHPOST, a ser lançado ainda neste ano.

Nova identidade visual

Todas essas transformações estão sintonizadas com a nova identidade visual de ZACHPOST. O logotipo da publicação foi redesenhado a partir da ousada tipografia “Le Murmure” criada pelo designer francês Jérémy Landes, uma fonte — de código aberto– pensada para curtos blocos de texto e títulos que concilia de forma única legibilidade e singularidade. Os caracteres que compõem a nova marca são menos condensados e mais espaçados em relação aos tipos desenhados por Landes.

Para o conteúdo foram escolhidas as famílias “Literata”, do estúdio TypeTogether, e “Gooper”, do designer Kyle Wayne Benson. A escolha dos estilos de tratamento de imagens, padrões e a escolha de cores foi inspirada nos moodboards, painéis de referências visuais que misturam recortes de fotos, texturas, sticky notes, colagens e anotações muito utilizados nos processos criativos editoriais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cult

Entre uma tirinha fálica e outra, cartunista faz sucesso na internet ironizando a superficialidade do cotidiano e a cultura youtuber.

Cult

Guitarrista e veterano da cena psycho nacional, Alex From Hell conta sobre a história, referências e expectativas do grupo, que acaba de lançar o...

cinema

Cronista visual da realidade brasileira, autor de “Tungstênio” fala sobre o processo de criação da graphic novel e reflete sobre as mudanças e tensões...

Planalto

Relatório produzido pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército aponta o isolamento de toda a população – criticado pelo presidente – como a solução...

Nada Convencional. Assim como você. © 2016 - 2020 ZACHPOST. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução sem autorização dos editores. Composição em Literata por Vera Evstafieva, Veronika Burian, Irene Vlachou e José Scaglione/TypeTogether. Textos adicionais em Faune por Alice Savoie/Cnap.